Anatel e Defesa Civil implantam sistema de alertas de catástrofes naturais por SMS. Até o final deste ano, a população deverá contar com este sistema de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros.
A implantação do projeto está a cargo da Anatel, em parceria com a Defesa Civil. O serviço de alerta via SMS é bancado pelas empresas de telecomunicações, sem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Os alertas serão dados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e Defesa Civil dos estados e municípios.
Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o assessor da Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade da Anatel, Vinícius Oliveira Caram Guimarães. Ele informa que o projeto começa a partir do próximo dia 1º de fevereiro. O projeto piloto será apenas para o estado de Santa Catarina. “Nós teremos 120 dias, período de avaliação, mais 60 dias para ajustes, de forma que o projeto esteja apto à adesão dos demais estados a partir de julho”, afirma Vinicius Guimarães.
Ele explica que os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades selecionadas vão receber uma mensagem convocando para adesão ao projeto piloto.