O Tribunal de Justiça de Roraima determinou, nesta sexta-feira, o bloqueio de 40 mil reais das contas do ex-governador do Estado, José de Anchieta Júnior (PSDB), de sua ex-mulher, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB), e do atual comandante da Polícia Militar, Edison Prola. Eles teriam usado um avião do governo para transportar o funkeiro MC Sapão, contratado para se apresentar em uma festa particular em comemoração ao aniversário de Shéridan, em abril de 2010.
Segundo a Justiça de Roraima, a deputada e seu ex-marido utilizaram “a estrutura pública do governo para realização da festa particular de Shéridan quando ainda era primeira-dama do Estado”. O Ministério Público do Estado de Roraima, que moveu ação por improbidade administrativa contra os três acusados, afirma que o valor gasto com combustível e horas pagas ao piloto e co-piloto foi de quase 40 mil reais.
“De acordo com o juiz Luiz Alberto de Morais Júnior a deputada federal Shéridan de Anchieta teve o valor bloqueado em sua integralidade. Já o ex-governador Anchieta Júnior e o comandante Edson Prola, tiveram valores bloqueados com saldo inferior ao valor estipulado na decisão, em virtude de insuficiência de recursos nas suas contas bancárias”, diz o Tribunal de Justiça em comunicado.
A ação de improbidade administrativa que resultou no bloqueio terá seguimento e poderá resultar na condenação dos três pela perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público.