O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) inaugurou no sábado (11) a Escola Municipal Infantil (EMI) Luca, localizada na Rua Alecrim, no Jardim Saint Moritz. A unidade tem capacidade para atender cerca de 290 crianças com idade de 1 e seis meses a 4 anos.
A unidade tem arquitetura moderna e integrada e foi fruta de uma luta antiga, que começou com a deputada estadual Analice Fernandes e o vereador Cido, em meados de 2010.
“Não tem obra melhor, com maior significado e maior capacidade de mudar a vida das pessoas, que uma obra na educação. E construímos mais uma escola. Foi graças à gestão da deputada Analice junto ao Governo do Estado que nós conseguimos recursos, que teve a parte do Estado e a parte da Prefeitura, e conseguimos essa escola. Lá em 2009, a Analice e o [vereador] Cido pediram essa escola. A gente precisa acreditar e ir atrás e buscar recursos”, diz Fernandes.
Além da EMI Luca, a gestão do prefeito desde o início de 2013 foram construídas outras cinco unidades escolares. Em breve, uma nova será feita no Jardim Clementino.
Moradora do bairro, Alessandra Soares, foi conhecer o local onde vão estudar dois filhos. “Gostei muito e estou realizada porque meus filhos precisam estudar. Já tem um tempo que havia feito à inscrição. Acho que dois anos. E graças a Deus, devido à construção desta escola, eu consegui a vaga para dois filhos na nova unidade”, celebra.
Não tem obra melhor, obra maior, com maior significado e maior capacidade de mudar a vida das pessoas, que uma obra na educação, onde construímos mais uma escola.
Representando o legislativo, a presidente Joice Silva (PTB), desejou “muito sucesso a vocês, que iniciam essa trajetória e que possam transformar todos os dias as vidas das nossas crianças para cidadãos cada dia melhores”.
RECADO AOS PAIS
Fernandes também aproveitou o discurso para criticar os pais de alunos, que – segundo ele – acham as reuniões escolares, que ocorrem nas escolas uma chatice.
“Às vezes eu vou à escola para uma reunião e vejo pais mal-humorados porque acham que aquilo é uma chatice, ser convocado para ir à escola dos seus filhos. Gozado. Ninguém fica triste quando passa uma hora e meia em frente à televisão vendo novela. E não sou contra novela. Não vejo nenhum pai ficar triste quando passa mais de duas horas em frente à televisão vendo jogo de futebol. E eu sou apaixonado por futebol”, criticou Fernandes.
“E na hora quem vem à escola discutir a vida do filho e o futuro do seu filho, vem mal-humorado. Não pode. A criança vai ver e achar que ‘isso aqui [escola]’ é uma chatura mesmo. Então, pai e mãe precisam participar da vida da criança desde essa fase. Vocês vão ensinar aos seus filhos a estudar”, completou o prefeito.
PUXÃO DE ORELHA
Ao enaltecer a presença de secretários municipais durante a inauguração, o prefeito Fernando Fernandes criticou o vereador Marcos Paulo (PPS) por ter faltado à inauguração.
“Puxe a orelha do vereador Paulinho, viu Walter Paulo [secretário de segurança e pai do vereador], por não estar aqui presente”, citou em discurso.