Israel reabre passagem da fronteira comercial com Gaza
Internacional
Publicado em 15/08/2018

Israel reabriu nesta quarta-feira a passagem comercial da fronteira com Gaza, em Kerem Shalom, cujo fechamento há mais de um mês pela situação de segurança tinha colocado a economia da Faixa palestina em uma grave situação.

"Seguindo a decisão do Ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, em consulta com o chefe do Estado-Maior, tenente-general Gadi Eisenkot, a passagem de Kerem Shalom será reaberta nesta manhã para sua atividade completa", informou o Exército, em um comunicado no começo da manhã.

Além disso, o comunicado militar acrescenta que "a zona de pesca designada para a Faixa de Gaza se expandirá para nove milhas náuticas".

As medidas são um alívio para a economia da Faixa, muito afetada pelo fechamento há mais de um mês do único cruzamento por onde entram mercadorias, que Israel decidiu fechar como resposta aos balões incendiários lançados a partir de Gaza contra seu território e que destruíram dezenas de hectares de terras.

As autoridades israelenses fecharam as importações para Gaza através de Kerem Shalom no dia 9 de julho, e permitiam apenas a passagem de bens humanitários, como alguns alimentos e remédios.

Conforme relatado pelo porta-voz dos empresários na Faixa, o fechamento teve como consequência o fim da atividade de 95% da indústria do enclave.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online