O número de mortos devido às fortes chuvas e inundações que castigam desde o dia 29 de maio o estado de Kerala, no sul da Índia, subiu para 370, dos quais 230 foram vítimas nos últimos 12 dias, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial, enquanto o alerta vermelho na região foi cancelado.
o porta-voz do Departamento de Informação do Governo de Kerala, Pratheesh Sr. Mony, confirmou o balanço de mortos e situou em 724.649 as pessoas que estão abrigadas nos 5.645 acampamentos de emergência montados pelas autoridades na região.
"O foco deve estar agora na provisão de ajuda como comida, água e remédios, e a restauração de serviços essenciais como eletricidade, gasolina, telecomunicações e transporte, depois que a água das inundações baixaram", disse ontem à noite em comunicado o Ministério de Interior indiano.
Milhares de soldados da Marinha, das Forças Aéreas, do Exército e da Força Nacional de Resposta a Desastres participam dos trabalhos de resgate e das operações para resgatar as pessoas isoladas e levá-las para acampamentos.
Contam para isso com dezenas de helicópteros e aviões, além de centenas de lanchas, segundo a nota.
"As operações (de resgate e ajuda) continuarão até que a situação seja normal", concluiu o departamento.