Samba Pelo Telefone completa 100 anos neste domingo
26/11/2016 22:13 em cultura

No dia 27 de novembro de 1916 um funcionário da “Bibliotheca Nacional” batia um carimbo que marcaria a história da música. Era o registro de “Pelo Thelephone – um Samba Carnavalesco” que completa neste domingo 100 anos.

Foi o primeiro registro formal onde aparece a palavra “samba”. A partitura, sem letra, ganhou o número 3.295 e a assinatura de Ernesto dos Santos, o Donga.

O documento amarelado faz parte do acervo da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional. A responsável pelo setor Elizete Higino, diz que no início do século passado não era tão comum registrar músicas.

Segundo o historiador Ricardo Cravo Albin, “Pelo Thelephone” surgiu em uma reunião informal casa de Tia Ciata, lugar frequentado por João da Baiana, Pixinguinha, Caninha e outros. Desde seu lançamento, vários reivindicaram a autoria, já que era comum em rodas de samba os participantes improvisarem versos e melodias.

A partitura manuscrita para piano de “Pelo Thelefone” que foi registrado na Biblioteca Nacional é atribuído a Pixinguinha, mas a chefe da Divisão de Música da Elizete Higino diz que, no papel, apenas aparece o nome do compositor Ernesto dos Santos, o Donga.

O doutor em musicologia, Carlos Sandroni, diz que a música Pelo Thelefone foi um marco não somente por ser pioneiro, mas pelo sucesso que a música se tornou no carnaval de 1917. O estudioso de música popular diz que o termo samba é muito mais amplo que a vertente carioca.

A palavra samba vem da expressão africana semba, usada para designar dança de roda, popular em todo o Brasil. Em 2005 o ritmo musical samba foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!