O incêndio em Abrantes, que atingia há três dias o centro de Portugal, foi dado por controlado pelos bombeiros, que mantêm uma ampla operação na região para apagar as chamas que seguem ativas.
Segundo dados da Defesa Civil, o incêndio já pôde ser controlado e permanecem agora no local 544 bombeiros apoiados por 183 meios terrestres e três aéreos.
A situação na área tinha sido qualificada como "estável" no último boletim divulgado pela Defesa Civil esta manhã (12), apesar de várias reativações registradas durante a noite.
Para apoiar o combate às chamas, as autoridades portuguesas contavam hoje com a ajuda de um avião marroquino e duas aeronaves procedentes da Espanha.
Após o controle do incêndio, considerado o mais grave da temporada de verão após a tragédia de Pedrógão Grande, que deixou 64 mortos no último mês de junho, permanecem ativos quatro focos em todo o país que são combatidos por um total de 181 efetivos, 44 meios terrestres e três aéreos.
O que mais preocupa as autoridades é o de Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, no norte do país, onde trabalham 60 bombeiros apoiados por 15 meios terrestres e um aéreo.
O aumento das temperaturas e os fortes ventos registrados nos últimos dias fizeram com que sexta-feira (11) se batesse o recorde de focos de incêndio registrados em um só dia, com um total de 220 ocorrências.
Edição: Fernando Fraga