A polícia catalã identificou e prendeu o primeiro suspeito de ter cometido o atentado em Barcelona nesta quinta-feira, informou o jornal El País. Driss Oukabir, que alugou a van utilizada no ataque que deixou ao menos 13 mortos, foi capturado pela polícia em uma segunda van que teria sido utilizada na fuga após o atropelamento.
Oukabir foi visto fugindo da local do ataque após atropelar a multidão na La Rambla. Ele teria disparado alguns tiros após descer do veículo.
Outro suspeito, ainda não identificado, também foi preso, segundo o jornal La Vanguardia.
A polícia da Catalunha disse que a van foi alugada em Santa Perpetua de la Mogada, um município próximo a Barcelona.
O veículo de cor branca avançou contra a multidão que andava pela principal avenida turística da cidade. De acordo com a imprensa local, fontes policiais confirmaram que o incidente deixou ao menos 13 mortos e mais de 20 feridos. O Twitter oficial da polícia catalã, no entanto, cita somente 1 morte e 32 feridos.
Dois homens armados invadiram um restaurante logo após o ataque, mas ainda não há informações sobre reféns ou confirmação se a invasão está diretamente ligada ao atropelamento. O ataque já foi classificado pela polícia local como ato terrorista.
Diversas ambulâncias e carros de polícia estão no local. A região foi isolada e os estabelecimentos, fechados.
Vídeos publicados no Twitter mostram a van no local do atropelamento e diversas pessoas caídas no chão aguardando atendimento médico.