Atingida por fortes chuvas esta semana, a cidade de Petrópolis, no Estado do Rio, deve receber recursos do governo federal já na próxima semana.
O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, sobrevoou hoje (10) as áreas atingidas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e afirmou que técnicos da Defesa Civil Nacional já estão dando suporte aos servidores municipais.
"Temos condições de liberar já na próxima semana esses recursos a partir da alimentação do Sistema Nacional de Defesa Civil", afirmou ele. Explicou que o trabalho está sendo realizado em duas frentes: restaurar a normalidade na cidade e fazer obras de recuperação da infraestrutura danificada ou destruída.
O ministério ainda aguarda um laudo técnico da prefeitura para "precificar" a dimensão dos investimentos necessários.
Chuvas causam morte de criança
Uma criança de 7 anos morreu e uma mulher ficou ferida na última quinta-feira com as fortes chuvas que atingiram o distrito de Posse. Em 24 horas, o índice pluviométrico acumulado foi de 137 milímetros. A chuva causou deslizamentos e interditou estradas.
Diante dos problemas, o ministério reconheceu a situação de emergência no município, que foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (9).
A medida permite à cidade pedir recursos da União para ações de resposta (socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais) e reconstrução de áreas públicas danificadas. A vigência da situação de emergência é de 180 dias.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também visitou a região atingida pelas chuvas.
Ele destacou que o Congresso deve adotar medidas para acelerar a chegada de recursos a Petrópolis: “Estamos sempre com os prefeitos do Rio ajudando e dando aquilo que a gente pode colaborar. E o que for necessário ser aprovado no Congresso, como abertura de créditos para as obras de recuperação da região, vamos fazer. O mais importante é que os recursos cheguem mais rápido à Região Serrana” disse.
Edição: Kleber Sampaio