Um crime chocou Taboão da Serra no início da manhã deste sábado, dia 14, na Vila Indiana. O comerciante Manoel Macário da Silva, que saiu candidato a vereador nas eleições de 2016, matou cruelmente um cliente que estava bebendo em seu bar, na rua Carlos Marques Teixeira. Ele ainda tentou matar uma ex-mulher, que trabalhava no local como garçonete.
(Atenção: importante esclarecer que o assassino não tem nenhuma ligação com o ex-vereador Macário, morador das imediações e que tem o mesmo nome político. São duas pessoas completamente distintas).
Segundo populares ouvidos pela reportagem, o crime tem motivação passional. Informações não confirmadas pela Polícia Civil dão conta que o cliente teria brincado com a ex-mulher de Macário, que mesmo estando separada, ainda trabalhava no comércio que serve refeições.
O comerciante não teria gostado do tom da brincadeira feita por Antônio Freire de Oliveira Beserra, 30 anos, que bebia cerveja no local, e foi tomar satisfações. Com um facão na mão, ele acertou um golpe fatal e cruel na nuca da vítima, impedindo qualquer possibilidade de reação. Após ter matado o cliente, Macário do Bar, como era conhecido, partiu para cima da ex-mulher acertando diversos golpes no braço e decepando um dedo.
Muito ferida, Edeni Aparecida Rocha da Silva, conseguiu fugir, ela correu em direção a rodovia Régis Bittencourt e entrou dentro de um ônibus circular, que a levou em segurança até a praça Nicola Vivilechio. Uma viatura da GCM já havia sido acionada e socorreu a vítima até a UPA. Por causa dos ferimentos graves ela foi transferida para o Hospital Geral do Pirajuçara.
Até o fechamento da matéria o HGP não tinha ainda comunicado do estado de saúde da vítima.
Preso em flagrante
Uma viatura da GCM que fazia ronda pelo bairro foi abordada por moradores, que relataram que havia uma confusão dentro do bar. “Chegaram a falar pra gente que era um assalto, quando entramos nos deparamos com a vítima morta deitada em cima da mesa coma cabeça praticamente decepada”, relatou o GCM Miranda.
Pessoas que estavam no bar explicaram para os guardas o que aconteceu no local e disseram que o comerciante havia fugido para sua casa, que fica a poucos metros no palco de terror montado por ele. Após chamarem reforço, os GCMs CD Miranda e o 3ª Classe Alcantara foram prender o comerciante.
Muito nervoso, Macário gritava que não iria se entregar e que não sairia da casa vivo. Duas crianças, apontadas como filhas do comerciante, estavam no mesmo quarto onde o assassino se trancou. Após quase 30 minutos de negociação os GCMs conseguiram convencer o comerciante a se entregar sem oferecer resistência.
De acordo com moradores que presenciaram a prisão de Macário, ele chorava e estava em estado de choque. “Acho que ainda não caiu a ficha do que ele fez”, disse um morador do bairro que frequentava o bar pediu para não ser identificado. “Ele era muito católico, calmo, foi uma surpresa tudo o que aconteceu”.
Candidato
Macário do Bar como era conhecido na Vila Indiana tinha um comércio que funcionava na rua Carlos Marques Teixeira há muitos anos e era frequentado principalmente por moradores. Além de servir almoço, o local tinha nos fins de semana um agitado forró.
Tantos clientes e amigos o motivaram a sair candidato a vereador em 2016, pelo PV, partido do ex-candidato Buscarini. Apesar de ser muito conhecido na região, Macário do bar obteve apenas 99 votos, ficando longe de qualquer chance de assumir uma cadeira na Câmara Municipal,
14 de outubro de 2017.